Setor responsável por um imenso volume na geração de resíduos sólidos, a indústria possui no descarte adequado destes materiais um fator primordial para diversos aspectos como responsabilidade ambiental, cumprimento das normas legislativas e outros fatores de suma importância para as empresas.
+ Certificações ISO na indústria: veja as principais!
Neste artigo, vamos mostrar quais as principais consequências do descarte inadequado, assim como detalhar as principais normas conformativas e fornecer dicas importantes para que sua empresa possa descartar adequadamente os resíduos sólidos — veja mais a seguir:
Consequências do descarte inadequado
O descarte inadequado de resíduos sólidos, muitas vezes feito de forma irresponsável em locais como terrenos, aterros clandestinos, depósitos a céu aberto, rios, lagos, oceanos e até mesmo áreas de preservação ambiental, pode trazer sérias consequências para o meio ambiente, população e para a própria empresa. Entenda:
Poluição ambiental
O descarte inadequado de resíduos sólidos da indústria é uma grave ameaça ao meio ambiente.
Quando os resíduos não são tratados e descartados corretamente, podem contaminar o solo, a água e o ar, comprometendo a qualidade dos recursos naturais essenciais e impactando os ecossistemas naturais como a fauna e flora local, muitas vezes de maneira permanente.
Além disso, a queima inadequada de resíduos sólidos libera gases tóxicos na atmosfera, contribuindo para a poluição do ar e o aquecimento global.
Riscos à saúde pública
Ao realizar o descarte adequado de resíduos sólidos, as indústrias podem oferecer sérios riscos à saúde pública.
Podemos citar, por exemplo: a contaminação do solo e, consequentemente, dos alimentos cultivados; queima de resíduos e liberação de poluentes atmosféricos prejudiciais ao ser humano; despejo de poluentes contaminantes em fontes de água potável, entre outros.
Multas e punições
Outra consequência do descarte inadequado de resíduos para as indústrias são as multas e punições impostas pelo governo e respectivas autoridades ambientais, que visam proteger o meio ambiente e a saúde pública por meio de ações como multas, sanções, suspensão de licenças, interdição de atividades e até mesmo processos judiciais.
+ O uso das energias renováveis na indústria
Norma ABNT NBR 10004
No Brasil, a norma ABNT NBR 10004 estabelece a classificação dos resíduos, o que ajuda a indústria a destiná-los ao descarte adequado. Veja a seguir as três classificações, conforme disposto na norma:
Classe I – Contaminantes e tóxicos
Materiais que podem causar sérios riscos ao meio ambiente e à saúde pública, como metais, pesticidas, solventes, amianto, óleos, tintas, lubrificantes e outros resíduos considerados nocivos.
Classe II – Possivelmente contaminantes
Resíduos com potencial de contaminação, como fibra de vidro, resíduos do processo de limpeza de caldeiras, lodos de filtro, etc.
Classe III – Não contaminantes
Como o próprio nome sugere, são materiais que não oferecem risco de contaminação de águas e solos, mas que não irão se degradar facilmente se dispostos na natureza. Entre os exemplos mais comuns, podemos citar madeira, sucatas de alumínio e aço, entre outros.
Como deve ser feito o descarte de resíduos na indústria?
O descarte adequado de resíduos sólidos industriais engloba diversos processos e técnicas, como, por exemplo:
Coprocessamento
O coprocessamento transforma os materiais descartados em combustível para fornos industriais, reduzindo impactos ambientais e eliminando totalmente os resíduos ao incorporá-los na fabricação de cimento.
Incineração
Processo destinado aos resíduos da Classe I, ou seja, produtos com níveis de corrosividade, reatividade, inflamabilidade ou patogenicidade. Porém, neste caso, há também a emissão de outros compostos tóxicos na atmosfera, com eventuais efeitos negativos para o meio ambiente e saúde humana.
Aterramento
Os resíduos sólidos industriais também podem ser aterrados em aterros próprios e que estejam de acordo com as normas estabelecidas pela legislação municipal, que preveem aspectos obrigatórios como controle de impermeabilização, tratamento e drenagem, entre outros sistemas.
+ Como funciona uma linha de produção industrial?
Conheça a Prado Automação Industrial
Empresa consolidada no mercado de automação industrial e localizada na capital paulista, a Prado atende 100% do território brasileiro com uma linha exclusiva de produtos de linha de movimentação: são os melhores fusos de esferas, guias lineares, eixos retificados, mancais, suportes, rolamentos, usinagem e muito mais.
A Prado Automação Industrial também oferece componentes voltados para máquinas automáticas, como Router CNC, impressoras 3D, impressoras gráficas, máquinas de corte e outros equipamentos fabricados com tecnologia de ponta e os mais rigorosos padrões de qualidade.
+ A relação entre automação e qualidade do produto
Com amplo conhecimento e autoridade no setor, a Prado Automação Industrial aposta em valores como qualidade, honestidade, confiança e responsabilidade social para garantir as melhores soluções industriais para milhares de clientes em todo o país.
Faça a escolha certa: fale com a Prado e garanta os melhores resultados para sua empresa. Acesse nosso site e entre em contato hoje mesmo para solicitar seu orçamento ou tirar suas dúvidas com um especialista.