A importância do uso de EPI na indústria

 

 

A utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na atividade industrial é um dos principais fatores que garantem a segurança dos trabalhadores, sendo de suma importância para a prevenção de acidentes durante o trabalho.

+ Modernização da indústria moveleira

Neste artigo, vamos detalhar tudo o que você precisa saber sobre EPI e quais os equipamentos de proteção individual que devem ser utilizados, levando em conta cada situação específica da atividade industrial. Aproveite a leitura!

O que é EPI?

Sigla para Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs são itens que protegem os trabalhadores contra riscos no ambiente laboral, minimizando a exposição a perigos que possam causar lesões, doenças ocupacionais ou outros danos à saúde.

A escolha apropriada e utilização correta dos EPIs são fundamentais para manter os trabalhadores protegidos, já que atendem a normas e regulamentos específicos (veja mais abaixo), o que garante que ofereçam o nível adequado de segurança.

+ Inteligência artificial na indústria: saiba mais!

Principais tipos de EPI

Entre os exemplos mais comuns de EPIs, podemos citar capacetes, óculos de proteção, luvas, calçados especiais, máscaras respiratórias e protetores auriculares, entre outros. Entenda a seguir mais sobre os principais tipos de EPI utilizados na indústria:

Proteção de cabeça

Os capacetes são um dos EPIs mais comuns na atividade industrial. São itens projetados para proteger contra objetos em queda ou voadores, que poderiam impactar na cabeça dos trabalhadores, causando lesões gravíssimas e até mesmo o óbito.

Proteção ocular e facial

Assim como a utilização de capacete, a proteção para os olhos e rosto é primordial para a segurança e bem-estar dos trabalhadores.

Óculos de segurança e protetores faciais completos são indicados em trabalhos em metal, madeira, ferramentas pneumáticas e outras atividades que podem oferecer risco ocular e facial.

Proteção respiratória

Vital em locais onde estão presentes substâncias tóxicas, a proteção respiratória foi projetada para garantir a segurança em ambientes com contaminantes do ar.

Contato com poeira, fumaça, tinta, pesticidas e outras substâncias que podem causar danos permanentes são exemplos de situações onde a proteção respiratória é obrigatória na atividade industrial.

Proteção das mãos e pele

Na indústria, também é comum que trabalhadores utilizem luvas e roupas específicas para proteção contra lesões nas mãos e doenças de pele.

As luvas mais utilizadas como EPIs incluem luvas de borracha, luvas resistentes a cortes e também ao calor, reduzindo riscos em trabalhos com produtos químicos, vidro, eletricidade ou materiais quentes, entre outras situações.

Proteção auditiva

Os protetores auriculares ou tampões para os ouvidos são outro tipo de EPI que é utilizado de forma frequente na indústria, já que o ruído é considerado um risco ocupacional e exige proteção adequada.

+ A relação entre automação e qualidade do produto

Norma Regulamentadora sobre o uso de EPI

De acordo com a legislação trabalhista do Brasil, o uso de EPI é definido e especificado pela Norma Regulamentadora 6 (NR6), que determina que as empresas são obrigadas a fornecer o EPI aos empregados de forma gratuita e em perfeito estado de conservação e funcionamento sempre que necessário.

Além disso, a utilização dos EPIs deve sempre seguir as orientações do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) ou da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

+ Como inovar na automação industrial?

Benefícios da utilização dos EPIs

A utilização adequada dos Equipamentos de Proteção Individual garante uma série de benefícios para a empresa e seus trabalhadores, tais como:

  • Proteção individual contra riscos à segurança;
  • Aumento da produtividade;
  • Clima organizacional positivo;
  • Preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores;
  • Redução de cortes e afastamentos;
  • Prevenção de doenças ocupacionais;
  • Conformidade legal.

Conheça a Prado Automação Industrial

Empresa consolidada no mercado de automação industrial e localizada na capital paulista, a Prado atende 100% do território brasileiro com uma linha exclusiva de produtos de linha de movimentação: são os melhores fusos de esferas, guias lineares, eixos retificados, mancais, suportes, rolamentos, usinagem e muito mais.

Além disso, a Prado Automação Industrial oferece componentes voltados para máquinas automáticas, como Router CNC, impressoras 3D, impressoras gráficas, máquinas de corte e outros equipamentos fabricados com tecnologia de ponta e os mais rigorosos padrões de qualidade.

Por isso, faça a escolha certa: fale com a Prado e garanta os melhores resultados para sua empresa. Acesse nosso site e entre em contato hoje mesmo para solicitar seu orçamento.