O que são Fusos de Esferas?

 

O Fuso de Esferas é um atuador linear mecânico, um sistema de acionamento de alta eficiência. Responsável por transformar a rotação de um motor em movimento linear, sendo considerado um dos itens mais precisos para movimentação.

O passo castanha, similar ao passo de uma rosca comum é definido pela distância entre os canais (ou filetes), chegando a ser 90% mais eficiente do que Fusos Trapezoidais, que não possuem o sistema de esferas circulantes.

Dentro das diferentes variações que existem para Fusos de Esferas, iremos conhecer os Laminados de classificação C7 que são os mais comuns em projetos como CNCs, Impressoras, Mesas de Posição, Equipamentos Hospitalares entre outros.

Sendo especialista em Fusos de Esferas, a PRADO Automação comercializa os Laminados de classificação C7. Ou seja, que possuem um erro máximo de passo de 0.05mm a cada 315mm. Ideal para sistemas no qual o objetivo é o posicionamento e a repetibilidade precisa ser exata durante os ciclos.

Dentro dessa categoria de Laminados o próximo ponto a entender é qual será o diâmetro e o passo a ser escolhido. O diâmetro está relacionado com o comprimento e a carga a qual o fuso será submetido. Já o passo, que é o avanço linear da castanha quando se dá uma volta completa no fuso, está relacionado com a velocidade de descolamento.

De maneira geral, quanto maior o diâmetro, maior a carga e comprimento que irá suportar. Para verificar a capacidade por diâmetro, acesse nosso Catalogo Técnico.

E quanto maior a velocidade de avanço que se necessita, maior deverá ser o passo também. Na Prado Automação temos disponíveis diversos modelos, como o passo 05mm e 10mm, que são os mais usuais e também passos longos (avanço rápido ou passo largo) que são a partir de 16mm. Isto significa que a cada volta completa que a castanha der no fuso, irá se deslocar os mm indicado pelo passo.