Os princípios da indústria 4.0: conceitos e fundamentos

 

A Quarta Revolução Industrial, também conhecida como indústria 4.0 promove transformações nas formas de produção e propõe novos desafios ao redor do mundo, vem revolucionando a forma como as empresas fabricam, melhoram e distribuem seus produtos.O aperfeiçoamento cada vez mais dessas inovações, criou possibilidades que, no passado, não teria sido sequer imaginado, mas que hoje já fazem parte do cotidiano de todos nós.

Está indústria engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como a internet das coisas, inteligência artificial, robótica e computação em nuvem. É um modelo de produção em que o processo ocorre de forma automatizada entre o equipamento e um sistema digital, melhorando os processos e aumentando a produtividade praticamente sem qualquer intervenção humana.

Quais são as principais tecnologias da Indústria 4.0?

A incorporação da Robótica Avançada, dos Sistemas de Conexão Máquina-Máquina, da Internet das Coisas e dos Sensores e Atuadores utilizados nesses equipamentos possibilita que máquinas conversem ao longo das operações industriais. Isso pode permitir a geração de informações e a conexão das diversas etapas da cadeia de valor, do desenvolvimento de novos projetos, produtos, produção, até o pós-venda.

Os benefícios alcançados com a inserção da indústria 4.0 são muitos. O uso das tecnologias digitais permitiram um aumento de 22% em média, a capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas dos segmentos de alimentos e bebidas, metalmecânica, moveleiro, vestuário e calçados.