O uso das energias renováveis na indústria

 

 

A crise climática e a evolução tecnológica são fatores decisivos para o crescimento do uso das energias renováveis na indústria, que possuem o principal objetivo de reduzir as emissões de poluentes e buscar alternativas que garantam eficiência energética de maneira sustentável e eficiente.

+ Inteligência artificial na indústria: saiba mais!

Com o passar dos anos, a crescente demanda por soluções que consigam minimizar os efeitos da ação humana no meio ambiente e frear o aquecimento global fez emergir novas energias renováveis, que unem sustentabilidade e tecnologia para atender às necessidades do campo da produção industrial.

O que são energias renováveis?

As energias renováveis são fontes energéticas originadas de recursos naturais que se renovam a todo momento no meio ambiente, como a solar, eólica e outras fontes alternativas às convencionais, como carvão mineral, gás e petróleo.

Estas fontes energéticas, inclusive, geram uma carga significativamente maior de poluentes que prejudicam o meio ambiente, além de terem reservas naturais limitadas, sendo fadadas a acabar ao longo do tempo.

Assim, as energias renováveis, além de mais sustentáveis, também oferecem recursos inesgotáveis, na maioria dos casos.

Principais tipos de energias renováveis

Energia solar

A energia solar fotovoltaica utiliza painéis solares para captar os raios solares e convertê-los em eletricidade, uma prática que vem se tornando cada vez mais utilizada na indústria por unir eficiência energética, sustentabilidade e economia, entre muitos outros benefícios.

Energia eólica

Por sua vez, a energia eólica é gerada a partir da força dos ventos, outro recurso natural inesgotável.

Por meio de turbinas e até mesmo parques eólicos, os ventos são transformados em eletricidade, gerando energia para operações industriais e garantindo uma fonte energética limpa e renovável.

Biomassa

A biomassa é uma fonte de energia renovável que utiliza resíduos de matéria orgânica para produzir eletricidade ou calor, sendo o bagaço da cana-de-açúcar um dos mais comuns.

Em uma usina termoelétrica por biomassa, as matérias orgânicas são queimadas para a geração de calor e aquecimento da água, que por sua vez produz vapor em alta pressão para alimentar turbinas e geradores elétricos.

Mesmo que haja uma baixa emissão de gases CO2, o uso da biomassa reutiliza compostos que iriam para o lixo, se tornando uma excelente alternativa sustentável para a indústria.

Energia hídrica

A energia hídrica corresponde a quase 60% da matriz elétrica do Brasil, utilizando a energia mecânica das águas (em movimento ou armazenada em reservatórios) para gerar eletricidade por meio de turbinas e geradores.

Apesar de gerar eletricidade sem a emissão de poluentes, a energia hídrica causa certos impactos ambientais, como alagamento de grandes áreas e danos à flora e fauna local, além de provocar o deslocamento de comunidades ribeirinhas.

+ A relação entre automação e qualidade do produto

A importância das energias renováveis para a indústria

Com a utilização das energias renováveis, o setor industrial reduz a emissão de carbono na atmosfera, contribuindo significativamente para os esforços de combate às mudanças climáticas.

Além disso, embora o investimento inicial possa ser substancial para a indústria, as energias renováveis oferecem economia nos recursos a longo prazo, em comparação com os combustíveis fósseis.

Uma empresa que utiliza energias renováveis na sua produção também cumpre sua conformidade com regulações ambientais, que se tornam cada vez mais rigorosas por causa da preocupação com o meio ambiente em todo o mundo.

Por fim, as energias renováveis também tornam a imagem da empresa mais positiva perante o público e sociedade, na qual a sustentabilidade ocupa um lugar de importância cada vez maior.

+ Os princípios da Indústria 4.0: conceitos e fundamentos

Prado Automação Industrial: referência em qualidade

Empresa consolidada no mercado de automação industrial e localizada na capital paulista, a Prado atende 100% do território brasileiro com uma linha exclusiva de produtos de linha de movimentação: são os melhores fusos de esferas, guias lineares, eixos retificados, mancais, suportes, rolamentos, usinagem e muito mais.

A Prado Automação Industrial também oferece componentes voltados para máquinas automáticas, como Router CNC, impressoras 3D, impressoras gráficas, máquinas de corte e outros equipamentos fabricados com tecnologia de ponta e os mais rigorosos padrões de qualidade.

+ Como inovar na automação industrial?

Com amplo conhecimento e autoridade no setor, a Prado Automação Industrial aposta em valores como qualidade, honestidade, confiança e responsabilidade social para garantir as melhores soluções industriais para milhares de clientes em todo o país.

Faça a escolha certa: fale com a Prado e garanta os melhores resultados para sua empresa. Acesse nosso site e entre em contato hoje mesmo para solicitar seu orçamento.