O que é movimentação linear?
Considerada a maneira mais econômica e eficiente de garantir a qualidade da linha de produção industrial, a movimentação linear é composta por diversos equipamentos e ferramentas que atuam para repetir infinitas vezes o mesmo movimento, sendo utilizada em larga escala no setor industrial.
Indicada para diversos processos da produção industrial que necessitam de precisão e eficiência, a movimentação linear oferece vários benefícios para as empresas ao combinar recursos como guias lineares, fusos de esferas, módulos, eixos, sistema de medição e rolamentos especiais.
Confira a seguir mais sobre as vantagens dos sistemas de movimentação linear e também mais sobre as guias lineares, um de seus principais componentes:
+ Como dimensionar fuso de esferas
Vantagens da movimentação linear para a indústria
Os sistemas de movimentação linear, unindo tecnologia e automação para desempenhar a função principal de guiar e suportar o movimento linear de uma carga, conferem diversas vantagens para a produção industrial, como alta eficiência, custo reduzido e elevada precisão nos deslocamentos.
Além disso, oferecem benefícios como maior controle e alta rigidez dinâmica com baixo torque, suavidade na rolagem e suporte a cargas estáticas e dinâmicas. Tudo isso contando com redução de custos, já que a produção se torna mais eficiente, diminuindo possíveis falhas e interrupções.
Com atrito reduzido, baixa necessidade de torque e, consequentemente, menos desgaste ao longo da operação, o sistema de movimentação linear também ajuda a prolongar a vida útil da linha de produção industrial como um todo.
+ Lubrificação e cuidados de guias lineares
O que é guia linear?
Uma das principais peças que formam o sistema de movimentação linear, a guia linear é uma barra prismática ou cilíndrica utilizada para movimentação linear horizontal ou vertical. Responsável por realizar deslocamentos, proporciona estabilidade em diferentes direções, substituindo o barramento convencional com um posicionamento preciso.
As guias lineares podem ser utilizadas em diversos tipos de máquinas e equipamentos industriais, como máquinas automáticas, de alta precisão, seccionadoras, tornos CNC, equipamentos de medição, retíficas, routers e muitos outros.
+ Router CNC: Saiba quais são as suas principais aplicações
Principais modelos de guias lineares
Confira os principais modelos e tipos de guias lineares utilizados na produção industrial:
Guia linear de trilho
Modelo baseado no princípio de rolamento com um ponto de contato (esfera), com os trilhos geralmente produzidos com alumínio ou aço temperado.
Guia linear com patins
Utiliza um retentor para cada fileira de esferas, evitando possíveis choques entre as peças e elevando sua velocidade. Pode ser usado em combinação com eixos, aumentando a praticidade.
Guia linear de esferas
Ajuda a simplificar os processos de automação e pode ser instalada em diversos tipos de superfícies, podendo ter duas, quatro ou seis fileiras de esferas.
Guia linear prismática
Pode ser usada em conjuntos e possui grande capacidade de suportar cargas, sendo indicada para uso em fábricas de eletrônicos, semicondutores e similares.
Qual modelo de guia linear escolher?
Antes de definir qual modelo de guia linear utilizar, é preciso ter em mente quais serão as cargas aplicadas e também dimensionar as movimentações que serão realizadas, além de checar os níveis de velocidade e aceleração oferecidos por cada modelo de guia linear.
Assim, fica mais fácil identificar qual o modelo é mais adequado para sua linha de produção, que poderá se beneficiar com a utilização da guia linear em seus processos.
+ Os princípios da Indústria 4.0: conceitos e fundamentos
Conheça a Prado Automação Industrial
Empresa consolidada no mercado de automação industrial e localizada na capital paulista, a Prado atende 100% do território brasileiro com uma linha exclusiva de produtos de linha de movimentação: são os melhores fusos de esferas, guias lineares, eixos retificados, mancais, suportes, rolamentos, usinagem e muito mais.
Além disso, a Prado Automação Industrial oferece componentes voltados para máquinas automáticas, como Router CNC, impressoras 3D, impressoras gráficas, máquinas de corte e outros equipamentos fabricados com tecnologia de ponta e os mais rigorosos padrões de qualidade.
+ Quais as diferenças entre rolamento Axial e Radial?
Com amplo conhecimento e autoridade no setor, a Prado Automação Industrial aposta em valores como qualidade, honestidade, confiança e responsabilidade social para garantir as melhores soluções industriais para milhares de clientes em todo o país.
“Atuar no segmento de automação industrial com qualidade, alavancando o setor no Brasil e fortalecendo nossos clientes”, diz a missão da Prado Automação Industrial.
Faça a escolha certa: fale com a Prado e garanta os melhores resultados para sua empresa. Acesse nosso site clicando aqui e entre em contato hoje mesmo para solicitar seu orçamento.